Testes MotoGP no Qatar: as reacções após o primeiro dia

As reacções dos pilotos de MotoGP depois do primeiro dia de testes em Losail.

123
Maverick Viñales testes Qatar 1
Maverick Viñales

Numa pista diferente das anteriores, no Qatar os pilotos não continuaram só a trabalhar no desenvolvimento das suas motos. Sendo Losail palco do primeiro grande prémio da temporada dentro de sensivelmente duas semanas, os pilotos aproveitam também para trabalhar a pensar já especificamente nesse fim-de-semana.
Maverick Viñales parece ter recuperado alguma da confiança perdida nos testes anteriores e foi o mais rápido. Antes também o seu companheiro de equipa Valentino Rossi tinha passado pelo topo da tabela de tempos. Viñales rodou em 1’55.053, ficando perto do actual recorde da volta mais rápida, que é 1’54.927.
As conclusões ao final do primeiro dia foram um pouco díspares, com alguns a gostarem das condições da pista e outros a queixarem-se da falta de aderência. Mas para já os tempos voltam a estar muito próximos, com os 17 primeiros separados por um segundo.

Rossi com equipa de MotoGP apenas em 2021

Entretanto hoje Valentino Rossi confirmou aos jornalistas presentes em Losail que não terá equipa em MotoGP antes de 2021. Isto mata os rumores que começaram a circular assim que Hervé Poncharal anunciou que a Tech 3 ia deixar a Yamaha. Este anúncio levou muitos a pensar que a Valentino Rossi cumpriria o seu sonho de ter uma equipa na classe rainha, e seria a equipa satélite Yamaha.
Porém, esta ‘negação’ de Valentino Rossi – que, tudo indica, continuará a correr nos próximos dois anos – levanta ainda mais questões: se Valentino terá a sua equipa apenas em 2021, e quase certamente terá motos Yamaha, quem estará disposto a ser a equipa satélite Yamaha por apenas dois anos (2019 e 2020)? As equipas Ángel Nieto Team e Reale Avintia parecem ser candidatas, numa altura em que Davide Brivio parece estar também a tentar convencer a Suzuki a fornecer uma equipa satélite…

1. Maverick Viñales – Movistar Yamaha MotoGP (64 voltas, 1’55.053)

«Não tínhamos confiança para puxar na Tailândia. Hoje parece que melhorámos nessa área. No início não me sentia bem na moto, mas depois de experimentar algumas afinações senti-me melhor e conseguia forçar mais a frente, e a pouco e pouco os tempos por volta começaram a baixar. Estamos a tentar fazer da moto a melhor possível. Comecei a sentir-me melhor cada vez que deixava as boxes. Na última saída completei muitas voltas, concentrando-me no meu estilo de pilotagem e as coisas parecem estar a correr bem. A moto é muito consistente e pude pilotá-la bem, mas ainda precisamos de trabalhar na velocidade em curva, aceleração e curvas, por isso precisamos ficar concentrados e continuar a trabalhar. De qualquer modo, na área em que queríamos melhorar, melhorámos. Isso é positivo.»

Maverick Viñales testes Qatar 1
Maverick Viñales
2. Andrea Dovizioso – Ducati Team (48 voltas, 1’55.104)

«Para mim hoje foi um dia positivo. Fizemos vários testes importantes com as carenagens e depois focámo-nos na afinação, mas as condições da pista não eram as ideais, porque não havia muita aderência. De qualquer modo, os tempos por volta apareceram facilmente, mas ainda temos muito trabalho a fazer, embora as minhas sensações com a moto sejam boas, agora precisamos de refiná-la para a corrida.»

Andrea Dovizioso testes Qatar 1
Andrea Iannone
3. Andrea Iannone – Team Suzuki Ecstar (58 voltas, 1’55.107)

«Começámos este teste muito bem e as sensações com a moto são muito boas, especialmente com o trem dianteiro. Nos outros testes tive muitas dificuldades com o tacto da dianteira, mas aqui tenho boas sensações e foi possível puxar realmente forte. Para além disso, consegui também boas sensações com os novos pneus, algo que faltou nos testes anteriores. A moto está a curvar muito bem. Por isso estou muito feliz e trabalhámos muito bem. É importante continuarmos a trabalhar e a melhorar a sensação geral, especialmente a pensar nas mudanças de direcção sob travagem.»

Andrea Iannone testes Qatar 1
Andrea Iannone
4. Johann Zarco – Monster Yamaha Tech 3 (52 voltas, 1’55.186)

«Para primeiro dia no Qatar esperava encontrar melhores condições na pista, mas mesmo quando saí às quatro da tarde estava muito escorregadia e tivémos algumas dificuldades e, para ser honesto, seguimos na direcção errada. Mas percebemos rapidamente que voltar àquilo que conhecemos com pneus melhores. Rapidamente encontrei um ritmo decente, embora tenha sido complicado, porque o pneu traseiro perdeu bastante aderência comparado com a pista dos testes anteriores, por isso temos que adaptar o estilo de pilotagem nas primeiras voltas e depois manter uma boa velocidade quando o pneu começa a escorregar. Mas de um modo geral, parece que estamos competitivos, o que é o principal, e bom para a confiança. Amanhã utilizaremos de novo esta grande base que encontrámos no primeiro dia, e vamos melhorá-la.»

Johann Zarco testes Qatar 1
Johann Zarco
5. Jorge Lorenzo – Ducati Team (55 voltas, 1’55.423)

«Este primeiro dia de testes no Qatar correram muito bem e de um modo geral tive boas sensações com a moto, claramente muito melhor do que na Tailândia. Também conseguimos registar um bom tempo, mas ainda temos que trabalhar no nosso ritmo e esse será o nosso objectivo para amanhã. Temos que tirar o máximo partido do dia para melhorar a moto e ser mais consistentes.»

Jorge Lorenzo testes Qatar 1
Jorge Lorenzo

6. Alex Rins – Team Suzuki Ecstar (67 voltas, 1’55.432)
«Aqui é diferente da Malásia ou da Tailândia. A pista é muito diferente, com curvas mais lentas, não é tão rápida e é mais longa, mas apesar das diferenças ainda nos sentimos confiantes. Esta manhã começámos a testar algumas coisas porque precisávamos de fazer algumas comparações de modo a tomar as decisões finais. Trabalhámos no quadro e nas suspensões e definimos a versão final da carenagem. O conjunto deve agora estar definido e as minhas sensações são muito positivas, agora podemos começar a trabalhar nas preparação das corridas com o conhecimento de que a base que temos é positiva.»

Alex Rins testes Qatar 1
Alex Rins

7. Valentino Rossi – Movistar Yamaha MotoGP (54 voltas, 1’55.432)
«Não foi muito mau, este primeiro dia foi até bom. Estamos sempre próximos dos outros pilotos e no final fiquei em sétimo. Não é fantástico, mas nesta pista sinto-me melhor. Desde o primeiro momento, senti-me melhor comparado com o que senti na Tailândia. Sinto que fui competitivo em Sepang, tivemos alguns problemas na Tailândia e aqui no Qatar a situação é semelhante a Sepang, felizmente. Parece também que este ano as coisas podem mudar muito de uma pista para a outra, porque depende muito de como conseguimos fazer funcionar os pneus. Algumas vezes temos que sofrer, noutras somos mais fortes.»

Valentino Rossi testes Qatar 1
Valentino Rossi

8. Danilo Petrucci – Alma Pramac Racing (47 voltas, 1’55.545)
«Fui rápido desde o início e foi importante começar logo assim. Estou muito contente com o comportamento da minha moto porque mudámos muito pouco desde os testes da Malásia e Tailândia. Amanhã vamos trabalhar com as novas carenagens. Apenas temos que perceber qual afinação escolher, e depois no terceiro dia faremos a simulação de corrida.»

Danilo Petrucci testes Qatar 1
Danilo Petrucci

9. Cal Crutchlow – LCR Castrol Honda (45 voltas,, 1’55.536)
«Estou muito contente com o teste de hoje, sinto-me bem na moto e a equipa trabalhou bem. Às vezes aqui a pista é ‘manhosa’ à noite, mas parecia não estar muito má hoje. Cumprimos o nosso plano de testes e estamos muito contentes com o modo como correu.»

Cal Crutchlow testes Qatar 1
Cal Crutchlow

10. Marc Marquez – Repsol Honda Team (47 voltas, 1’55.545)
«Começámos estes testes do Qatar a tentar encontrar uma base de afinação e concentrámo-nos na electrónica. No início o motor estava um pouco agressivo, mas no final conseguimos encontrar um modo de ajustar a configuração para que seja mais suave. Precisamos de continuar a trabalhar e a ser consistentes também aqui. Sabemos que esta pista é mais exigente para nós em comparação com as outras, mas gosto, desfruto e não estamos muito longe. Amanhã começaremos a aprofundar mais os pormenores.»

Marc Marquez testes Qatar 1
Marc Marquez
Melhores tempos do primeiro dia