Hervé Poncharal: «temos contrato para três anos»

Hervá Poncharal parece ter saído amargurado com a Yamaha, e assinou um contrato de três anos com outro construtor.

89
Hervé Poncharal_Monster Yamaha Tech3

Numa entrevista ao site oficial do Mundial de Velocidade, motogp.com, Hervé Poncharal falou sobre o futuro da Tech 3.

O manager francês não quis adiantar com que motos estará presente em MotoGP a partir de 2019, mas revelou que será um contrato de três anos.

Sobre o motivo que o levou a deixar a Yamaha, uma relação que durava há 20 anos, Poncharal disse que «depois dos pódios do final da temporada passada, esperavamos um pouco mais de suporte da Yamaha, o que não aconteceu. A moto de Johann Zarco é uma moto competitiva, mas já não evoluirá até ao final da época. Neste contrato, durante os três anos as nossas motos serão as mesmas da equipa de fábrica. Serão quatro motos iguais, duas na equipa oficial e as nossas», explicou.

«É um construtor envolvido nas três categorias»

Apesar de não querer revelar com quem assinou contrato, nas entrelinhas praticamente confirmou os rumores, de que será a KTM. Isto porque Poncharal disse que «sempre quisemos ser uma equipa oficial ‘junior’, mas nunca fomos. Com este construtor seremos, e é um construtor envolvido nas três categorias do Mundial, pelo que é possível acompanhar jovens pilotos até às MotoGP». Ora, só existem dois construtores envolvidos nas três categorias – de modos diferentes: Honda e KTM. E a partir de 2019 será apenas um: a marca austríaca.

Poncharal parecia um pouco magoado com o tratamento recebido da Yamaha: «Quero sentir-me outra vez parte de uma família. Queremos colaborar no desenvolvimento, dar input e ser ouvidos», lamentou-se o francês.

E Johann Zarco? Continuará na equipa francesa? Hervé Poncharal gostava, mas diz que a decisão é do piloto fracês: «O Johann e o Laurent [Fellon, o seu manager e preparador] estão a estudar todas as possibilidades. Ele sabe com quem estaremos, e conhece-nos, o Guy Coulon e toda a equipoa técnica, e isso dá-lhe muita confiança. Será um sonho se ele ficar connosco, mas a decisão é dele», disse Poncharal entrevistado ao telefone por Matthew Birt, do motogp.com.

Hervé Poncharal Monster Yamaha Tech3