GP da Argentina: Marquez lidera primeiros treinos

No primeiro dia de treinos em Termas de Rio Hondo, na Argentina, Marc Marquez foi o mais rápido.

84
GP da Argentina
Marc Marquez

Marc Marquez foi o piloto mais rápido no primeiro dia de treinos do GP da Argentina. O dia ficou marcado pelas condições climatéricas inconstantes, mas um pouco melhores do que as previsões dos dias anteriores. A chuva acabou por aparecer, e com o vento tornou as coisas um pouco mais complicadas ao longo do dia.

Estas primeiras sessões serviram também para os pilotos avaliarem os estado da pista e do novo tapete de asfalto colocado entre a curvas 12 e a 4. Inicialmente suja, a pista foi ficando mais limpa ao longo doa dia, e foram vários os pilotos que conseguiram melhorar na segunda sessão. Dani Pedrosa tinha sido o mais rápido de manhã, mas foi um dos que não conseguiu melhorar à tarde e acabaria por descer para o terceiro lugar da tabela combinada.

Marquez marca território

Seria Marc Marquez a registar o melhor tempo, logo seguido de Cal Crutchlow; o dia terminou assim com três Honda nas três primeiras posições. Logo a seguir veio a primeira Ducati, e a surpresa do dia: Tito Rabat conseguiu o quarto melhor tempo. Os pilotos da equipa oficial Andrea Dovizioso e Jorge Lorenzo, ficaram bem fora dos 10 primeiros, em 15 e 16.º, respectivamente. Tentando várias soluções à tarde, Dovizioso acabaria por ser mesmo o último classificado na segunda sessão.

Mas Dovi não estava muito preocupado: «A nossa posição na segunda sessão não reflecte a situação real. À tarde encontrámos condições estranhas da pista e eu não tinha boas sensações na moto, e por isso não fiz muitas voltas», explicou o italiano. Lorenzo queixou-se também das condições, mas especialmente do vento.

Depois surgiu a Suzuki de Andrea Iannone nas frente das Yamaha oficiais de Maverick Viñales e Valentino Rossi, com o espanhol a entrar no top 10 apenas na segunda sessão depois de ter sido13.º na primeira.

Agora tudo dependerá das condições climatéricas para sábado. Se não chover são vários os pilotos que tentarão entrar nos 10 primeiros para passarem directamente à segunda qualificação. Mas se chover na terceira sessão, ninguém conseguirá melhorar e a ‘pré-qualificação’ está decidida.

1. Marc Marquez– Repsol Honda Team (1’39.395)

«Foi um bom dia para nós. Quando começámos esta manhã, a pista estava muito escorregadia e sofremos um pouco, mas foi o mesmo para todos e a pouco e pouco o asfalto foi ficando limpo. À tarde, a segunda sessão foi um pouco estranha, porque as condições foram mistas. No final conseguimos fazer um bom trabalho na afinação da moto e temos uma ideia clara, pelo menos para este tipo de situação. Foi importante começar bem o Grande Prémio da Argentina, mas agora temos que ver que condições encontraremos nos próximos dias, porque provavelmente mudarão muito daqui até ao domingo. É possível que para a corrida tenhamos uma pista muito diferente e precisemos de uma afinação diferente, por isso devemos manter a concentração e continuar a trabalhar para estarmos preparados.»GP da Argentina

2. Cal Crutchlow– LCR Honda Castrol (1’39.799)

«Estou realmente positivo com este primeiro dia, acho que trabalhámos muito bem. Temos que continuar este trabalho amanhã, porque foi particularmente difícil devido ao tempo na segunda sessão,mas de um modo geral estou contente com o modo como a equipa está a trabalhar.»

GP da Argentina
Cal Crutchlow
3. Dani Pedrosa– Repsol Honda Team (1’40.303)

«Às sextas-feiras esta pista está sempre muito escorregadia e torna a primeira sessão um pouco mais difícil. Nas partes em que levou novo asfalto, parece que os ressaltos melhoraram, mas o asfalto estava demasiado sujo para perceber o nível de aderência. Esta manhã trabalhámos nos pneus, tentando aproveitar ao máximo a pista seca, porque a previsão não era muito boa para o fim-de-semana. Começámos bem o dia, mas à tarde, com condições mistas, não conseguimos concluir todo o trabalho que tínhamos planeado. Veremos que condições climatéricas teremos amanhã e continuaremos a trabalhar para o domingo.»

Dani Pedrosa
4. Tito Rabat– Reale Avintia Racing (1’40.303)

«Tivemos um grande primeiro dia. Conseguimos encontrar um ritmo forte e também fazer uma volta rápida. Na primeira sessão de treinos a pista estava um pouco suja, mas à tarde as condições estavam quase perfeitas para mim. Cada dia que passa sinto-me melhor com a Ducati e com a equipa. Agora temos que nos concentrar na qualificação amanhã, porque quero melhorar mais e conseguir uma boa posição para a corrida de domingo. Temos principalmente que trabalhar na vida do pneu e também tentar ser um pouco mais rápidos.»

GP da Argentina
Tito Rabat
5. Andrea Iannone– Team Suzuki Ecstar (1’40.386)

«Foi uma sólida sessão a desta manhã, mas de qualquer modo precisamos de encontar melhores prestações, porque queremos melhorar muito. Acho que nesta pista terei menos dificuldades, e as sensações com a moto não são más. Mas esta tarde com o vento foi muito difícil, o vento torna a moto instável, por isso a segunda sessão foi muito mais difícil que a primeira. Mas conseguimos muita informação hoje em várias condições, e temos realmente uma ideia clara dos ajustes. Não sxenti uma grande diferença no novo asfalto, apenas tem menos ressaltos. De qualquer modo a aderência amanhã vai melhorar e espero que nós também.»

GP da Argentina
Andrea Inannone
6. Maverick Viñales– Movistar Yamaha MotoGP (1’40.510)

«As minhas sensações são um pouco mistas. Senti-me confiante na moto esta manhã, mas, honestamente, não me senti da mesma forma à tarde. Fiquei feliz por no fim ter conseguido entrar provisoriamente na Q2, porque foi difícil. Amanhã, se chover, será complicado entrar nos 10 primeiros. Temos que trabalhar de modo a diminuir a diferença para os nossos rivais, por isso temos que manter a concentração.»

GP da Argentina
Maverick Viñales
7. Valentino Rossi– Movistar Yamaha MotoGP (1’40.577)

«O principal objectivo era ficar entre os 10 primeiros, porque as condições climatéricas são muito difíceis de prever. Isto é muito importante. Estou bastante feliz com o meu ritmo com os pneus duros, porque sinto-me confortável na moto. Coloquei um pneu macio no final mas, infelizmente, não consegui melhorar como esperava. Com o pneu mais macio não me senti tão bem. Temos que gerir este problema, especialmente amanhã para a qualificação. Também temos que esperar pelo tempo, porque é difícil perceber o que acontecerá e espero que esteja seco.»

GP da Argentina
Valentino Rossi
8. Àlex Rins– Team Suzuki Ecstar (1’40.592)

«Na primeira sessão tive alguns problemas, tentámos muitas coisas, mas não funcionou. Mas na segunda sessão senti-me muito mais confortável com a moto e consegui ser mais rápido, o que significa que de momento na Q2. Precisamos perceber se chove ou não na terceira sessão, mas o mais importante é ter a afinação base, e agora precisamos trabalhar no ritmo de corrida. De amnhã tive alguns problemas nas zonas de travagem no novo asfalto, porque a pista estava suja. Tentei pneus diferentes hoje, e senti-me mais confortável com o médio dianteiro e traseiro.»

GP da Argentina
Alex Rins
9. Johann Zarco– Monster Yamaha Tech 3 (1’40.614)

«Esta sexta-feira na Argentina foi bastante difícil e infelizmente não conseguimos melhorar na segunda sessão, o que é complicado. Tive que lutar muito com a aderência e a moto e não conseguimos uma afinação que me fizesse sentir confortável. O mais importante foi ficar entre os 10 primeiros, caso chova amanhã de manhã, mas se estiver seco, preciso mesmo de melhorar o meu ritmo e ser mais competitivo. De momento não sinto que consiga lutar com os mais rápidos, mas trabalharemos arduamente para progredir no sábado.»

GP da Argentina
Johann Zarco
10. Jack Miller– Alma Pramac Racing (1’40.715)

«Não foi um dia fácil, embora tenha conseguido ficar entre os 10 primeiros, e isto seja importante para a qualificação de amanhã. Com a borracha mais macia não encontrei benefícios à tarde, e temos que perceber porquê. Tive dificuldades especialmente nas mudanças de direcção. Amanhã temos que melhorar e ser competitivos na qualificação.»

GP da Argentina
Jack Miller

Todas as classificações aqui.